segunda-feira, novembro 19, 2007

O passado

Quando tinha ai uns 16 ou 17 talvez não sei bem, li uma vez uma frase, num livro que encontrei ao deambular pelas coisas do meu pai, era um livro de filosofia, que lhe tinha sido oferecido, esta frase marcou-me, primeiro porque não a entendi, não entendi o sentido e achei-a totalmente fora do contexto, fique intrigado, pensei vários dias sobre aquilo, porque teria uma fazer tão simples tanta importância? Qual poderia ser o seu sentido?? Acabei por perguntar o seu significado a minha professora de filosofia da altura, e nunca mais a esqueci, por numa frase tão pequena e aparentemente tão descontextualizada explicar porque é que o passado é tão importante para nos definir, por explicar porque sempre que nos quereremos dar a conhecer falamos não só do que somos mas do que fomos ate ali, falamos não do agora, mas do caminho que fizemos ate então.

Nos não somos uma mera soma das partes, somos tudo o que vivemos, sentimos e fizemos sentir, no fundo como diz Fernando Pessoa, são as pedrinhas que apanhamos no caminho que nos vão permitir fazer o nosso castelo,

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

A frase é: "o cinzento é cinzento!?"

Será possível esta farser querer dizer tudo isto?

PS: Gostava de saber as vossas opiniões/emoções sobres isto, divaguem a vontade eu estou interessado.

Eu realmente quero saber quais são os fogos que vos consomem.

2 comentários:

  1. São mts os fogos da nossa vida... Tds eles deixam a sua marca,uns mais q outros, mas tds tem igual importancia e valor.A forma como os apagamos é tb importante,ajuda-nos a compreender e a crescer enqto seres humanos.
    Mas smp há akeles fogos que permanecem e crescem, que vale a pena reacender tds os dias... =]
    ***

    ResponderEliminar
  2. O cinzento é cinzento?! Pois...não sei...
    Vai ao meu cantinho. Deixei um texto para tu leres. Aqui ocupava muuuuito espaço. ;)

    ResponderEliminar